XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT06.678-1


DT: Interfaces Comunicacionais

EDUCAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: A PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DE COMUNICAÇÃO DA UNICRUZ

Fabiana Iser (Universidade de Cruz Alta ); Veronice Mastella da Silva (Universidade de Cruz Alta )

Resumo

A formação acadêmica, enquanto processo educativo legitimador da prática profissional na sociedade, não raro torna-se elemento de debate. O constante processo reflexivo faz-se necessário aos cursos, para reverem seu papel enquanto educadores, e à sociedade, para se apropriar de informações, podendo estabelecer suas próprias convicções acerca do assunto. Propôs-se, desse modo, na Universidade de Cruz Alta – RS, uma pesquisa com egressos do curso de Comunicação Social, formados entre os anos de 1999 e 2009. Os resultados mostram uma valorização da educação obtida nos bancos acadêmicos, enquanto conhecimento que articula-se com a atuação profissional, a partir de sua fundamentação, sobrepondo os modos de fazer comunicação adquiridos tão somente na vivência mercadológica.


Palavras-chave:  Comunicação Social, Educação, Ética, Formação Superior