XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ07.680-1


DT: Comunicação, Espaço e Cidadania

CARTAS DE LEITORES: A INTERVENÇÃO DO RECEPTOR NO PROCESSO DE ACCOUNTABILITY MIDIÁTICO

Natália Bortolás Goulart (Centro Universitário Franciscano ); Ana Luiza Coiro Moraes (Centro Universitário Franciscano )

Resumo

O presente artigo traz resultados parciais de um estudo acerca das cartas de leitores destinadas ao jornal Diário de Santa Maria, na cidade de Santa Maria (RS). Trata-se de pensar as cartas como uma forma de expressão de opiniões e de demandas dos leitores, tornando o veículo de comunicação um espaço de empoderamento do cidadão frente às autoridades políticas do município. Desta maneira, o cidadão comum migra de seu posto de receptor para o de emissor de mensagens, inserindo-se no processo de accountability midiático, na medida em que sua carta publicada fortalece os mecanismos de controle aos poderes públicos.


 


Palavras-chave:  Accountability, Cartas de leitores, Mídia