XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.697-1


DT: Publicidade e Propaganda

NOVAS FORMAS DE FAZER MARKETING: RELACIONAMENTO MERCADOLÓGICO E A AUTONOMIA COMUNICATIVA NO PROJETO “FIAT MIO”

Janderle Rabaiolli (Universidade Federal de Santa Maria )

Resumo

O artigo tem por objetivo abordar as vantagens do consumidor colaborativo e suas possíveis apropriações pelo marketing. Para tanto, é analisado e projeto “Fiat Mio’. A participação e colaboração do público na construção de um carro-conceito manifestam novas utilizações das plataformas comunicacionais, bem como uma possível tendência para novas configurações de marketing e comunicação, no momento em que a cibercultura e as mídias digitais interativas implicam em uma nova forma de fazer e estabelecer a comunicação entre indivíduos e organizações. As mídias interativas se estabelecem como uma forma de relacionamento mercadológico e autonomia comunicativa do consumidor, onde as empresas acabam obtendo vantagens por abrir um canal de comunicação para que clientes e prospects interajam livremente, sendo beneficiadas, no processo de inteligência coletiva.


Palavras-chave:  Marketing, Autonomia comunicativa, Comunicação interativa, Fiat Mio