XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ01.726-1


DT: Jornalismo

MICROFINANCIAMENTO DE NOTÍCIAS: UMA ANÁLISE DO SITE SPOT.US

Marcelo Crispim da Fontoura (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul )

Resumo

Com o crescimento do jornalismo na web e a popularização da publicação online de conteúdos, se desenvolveu fortemente a ideia de um webjornalismo participativo. Ao mesmo tempo, o campo jornalístico atravessa um momento de crise, gerando dúvidas sobre seu papel e modelo de negócios. Assim, este estudo pretende investigar o microfinanciamento de notícias que acontece no site americano Spot.Us. Através de uma análise de conteúdo do seu material, apoiado diretamente pelos usuários do site, pretende-se compreender melhor o papel da audiência e da própria atividade. Objetiva-se também contribuir para a discussão sobre o futuro da profissão, com a observação de um modelo de negócios inovador e intrigante.


Palavras-chave:  Crowdfunding, Jornalismo online, Microfinanciamento de notícias, Spot.Us, Webjornalismo participativo