XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ08.744-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

COMO SADDAM FOI MOÍDO... PELA VEJA: DA GUERRA DO GOLFO À INVASÃO NORTE-AMERICANA AO IRAQUE EM 2003

Marcia Boroski (Universidade Estadual Londrina ); Camila Venceslau Meira (Universidade Estadual de Londrina )

Resumo

Este trabalho analisa como se deram as representações do Iraque e da figura de Saddam Hussein por meio das capas da revista Veja em dois episódios: a Guerra do Golfo, em 1991 e a intervenção militar norte-americana em 2003. Os dois momentos de conflitos distintos têm sujeitos semelhantes que são representados pela grande mídia com polaridades diferentes. A questão de polaridade e binariedade é discutida a partir de Ivan Bystrina. Para compreender a formação de sentido por meio dos elementos e das disposições no espaço da capa nos apoiamos na teoria dos eixos de produção de sentido de Harry Pross e no conceito de orientalismo de Edward Said.


Palavras-chave:  Iraque, Ideologia, Orientalismo