XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.749-1


DT: Comunicação Audiovisual

A INTERTEXTUALIDADE EM WOODY ALLEN – O EXPRESSIONISMO DE NEBLINA E SOMBRAS.

Alexandre Silva Wolf (Universidade Tuiuti do Paraná )

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades da aplicação do conceito de intertextualidade sobre a obra do cineasta Woody Allen, mais especificamente sobre o filme “Neblina e sombras”, produzido pelo diretor no ano de 1992. O conceito de intertextualidade prevê que o discurso, seja ele literário ou não, não tem um sentido único, pontual, fixo, mas sim, é o cruzamento de superfícies textuais, um diálogo entre várias escrituras, um cruzamento de citações. É possível ser feita a análise da narração de um filme e, por esse motivo pode-se ser possível utilizar-se de conceitos da teoria literária para discutir o cinema. Cabe também a esse artigo a discussão da validade do uso do ferramental literário como forma de esclarecer procedimentos da teoria cinematográfica.


Palavras-chave:  Comunicação, Cinema, Intertexto, Woody Allen