XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.764-1


DT: Publicidade e Propaganda

SOB A ÉGIDE DO DOMÍNIO TÉCNOLÓGICO: UM ESTUDO SOBRE O USO DE NOTEBOOKS NAS SALAS DE AULA

Natalia Napoli (Universidade do Vale do Itajai )

Resumo

Este trabalho buscou identificar o porquê do uso de computadores portáteis pelos acadêmicos durante as aulas no curso de Publicidade e Propaganda de uma universidade particular em Santa Catarina. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa e quantitativa. A partir de uma amostragem estratificada, foi aplicado um questionário composto por perguntas fechadas e abertas para 133 acadêmicos. Nos principais achados os alunos afirmam que usam o notebook para as atividades curriculares, e não para fins associados à distração. No entanto, se contradizem quando revelam que maior desvantagem em relação ao laptop, dentro da sala de aula, é a falta de atenção devido à sua utilização, tendo em vista que o propósito do seu uso mais significante é o acesso às redes sociais.


Palavras-chave:  Educação, Geração Y, Tecnologia