XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ06.835-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DO GOVERNO MILITAR: A ASSESSORIA ESPECIAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS E A REVISTA MANCHETE

Jéssica Danielle Lazzarom de Oliveira (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Alana Sdroievski Gonçalves (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Barbara Terra Parra de Almeida (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Resumo

Este artigo aborda o uso da comunicação institucional como meio de legitimação do governo militar perante a população brasileira. Para isso, analisa-se de que maneira os militares utilizaram as relações públicas (Assessoria Especial de Relações Públicas - AERP), a publicidade (campanhas favoráveis ao regime) e o jornalismo (revista Manchete) para embasar a hipótese de que ferramentas de comunicação podem ser usadas por instituições a fim de garantir o apoio da opinião pública. Além disso, houve no período de ditadura militar o fortalecimento dos Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE), sobretudo os relacionados à informação. Nessa perspectiva, o artigo visa demonstrar como a AERP e a Manchete constituíram-se em Aparelhos Ideológicos do Estado de Informação por disseminarem a ideologia do regime militar.


Palavras-chave:  Comunicação institucional; Assessoria especial de relações públicas; Revista manchete; Aparelhos ideológicos de estado