XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.859-1


DT: Publicidade e Propaganda

ANALISE COMPARATIVA: HOMEM-ARANHA X BATMAN

Marcos Vinicius Barbosa Tassotti (Universidade de Cruz Alta ); Eliane Güntzel (Universidade de Cruz Alta); Fernando Silva Santor (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

As histórias em quadrinhos são um tipo de mídia que durante algum tempo conquistaram muitos fãs. No entanto, por conta dos avanços tecnológicos e da ascensão de novas mídias, acabaram sendo gradativamente menos procurados pelo público, ficando com apenas alguns seguidores fiéis. Existem vários heróis que surgiram nesse tipo de revistas e migraram para o cinema e para a televisão, fazendo sucesso até hoje e rendendo milhões a seus idealizadores. Porém, mesmo estando á margem dos avanços os quadrinhos são consumidos. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é investigar como as marcas líderes neste mercado, Marvel e DC Comics, movimentam sentidos em suas capas com o intuito de manter os seguidores que ainda persistem. Comparamos e analisamos semióticamente, com base em Peirce e Santaella, as capas de dois grandes nomes de cada marca, Homem-Aranha da Marvel e Batman da DC Comics.

 


Palavras-chave:  Analise semiótica, quadrinhos, super-heróis