DT: Publicidade e Propaganda ANALISE COMPARATIVA: HOMEM-ARANHA X BATMAN Marcos Vinicius Barbosa Tassotti (Universidade de Cruz Alta ); Eliane Güntzel (Universidade de Cruz Alta); Fernando Silva Santor (Universidade Federal do Pampa)
ResumoAs histórias em quadrinhos são um tipo de mídia que durante algum tempo conquistaram muitos fãs. No entanto, por conta dos avanços tecnológicos e da ascensão de novas mídias, acabaram sendo gradativamente menos procurados pelo público, ficando com apenas alguns seguidores fiéis. Existem vários heróis que surgiram nesse tipo de revistas e migraram para o cinema e para a televisão, fazendo sucesso até hoje e rendendo milhões a seus idealizadores. Porém, mesmo estando á margem dos avanços os quadrinhos são consumidos. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é investigar como as marcas líderes neste mercado, Marvel e DC Comics, movimentam sentidos em suas capas com o intuito de manter os seguidores que ainda persistem. Comparamos e analisamos semióticamente, com base em Peirce e Santaella, as capas de dois grandes nomes de cada marca, Homem-Aranha da Marvel e Batman da DC Comics.
Palavras-chave: Analise semiótica, quadrinhos, super-heróis |