XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT06.887-1


DT: Interfaces Comunicacionais

MÍDIA-EDUCAÇÃO: INTERFACE CONTRIBUTIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Zeneida Alves de Assumpção (Universidade Estadual de Ponta Grossa )

Resumo

Nesse artigo buscou-se discutir a interface comunicação-educação e o uso das mídias na sala de aula. Através da radioescola, jornal escolar e videojornal escolar, os alunos  puderam analisar criticamente o papel dos meios de comunicação de massa na atual sociedade. A radioescola, o jornal escolar e o vídeojornal escolar fizeram parte do projeto de extensão: “Pedagogia da comunicação, mídias e ensino: o uso delas na escola”, encerrado em 2010. Participaram dessa proposta, em forma de rodízio,  estudantes e professores do Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres, Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante (Ponta Grossa/Paraná) e, acadêmicos de Jornalismo (bolsistas e voluntários), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Utilizou-se a pesquisa-ação, à luz de Michel Thiollent.


Palavras-chave:  Mídia-Educação, Proposta Extensionista, Radioweb-UEPG.