XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ04.888-1


DT: Comunicação Audiovisual

O CLUBE DO BANGUE – BANGUE E AS IMAGENS DO FIM DO APARTHEID: O PAPEL POLÍTICO DO FOTÓGRAFO

Renata de Paula dos Santos (Universidade Estadual de Londrina )

Resumo

Esse artigo busca contribuir com a análise do papel político do fotógrafo na cobertura de guerras. Partindo da premissa de que a fotografia não se trata de um meio de comunicação neutro, a narrativa almeja avaliar alguns aspectos do trabalho desenvolvido por Greg Marinovich, Ken Oosterbroek, Kevin Carter e João Silva – o chamado Clube do Bangue – Bangue – na Guerra dos Albergues. Esse confronto ocorreu na Àfrica do Sul, entre os anos de 1990 e 1994, constituindo a fase final do regime do apartheid, inserido em 1948. O período entre 1990 e 1994 é um marco histórico para o país, pois, refere-se ao ano em que Nelson Mandela foi liberto e o ano em que chegou à Presidência da República, na primeira eleição multirracial.


Palavras-chave:  África do Sul, Apartheid, Clube do Bangue - Bangue, papel político do fotógrafo