XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ01.914-1


DT: Jornalismo

COBERTURA ELEITORAL E ASSESSORIA DE IMPRENSA: ESTUDO SOBRE A EFETIVIDADE DAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA NA CAMPANHA PARA O GOVERNO DO PARANÁ EM 2010

Priscila Fernandes (Universidade Positivo )

Resumo

O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa que visou verificar a efetividade do trabalho das assessorias de imprensa em pautar a mídia.  O estudo foi feito tendo como objeto de estudo a assessoria de imprensa dos dois principais candidatos ao governo do estado do Paraná, em 2010, Beto Richa e Osmar Dias. Durante o período de uma semana - de domingo, 29 de agosto, até sábado, 4 de setembro - foram acompanhados os releases enviados pelas assessorias de imprensa dos candidatos e as notícias que saíram nos veículos da imprensa paranaense, sendo definidos os focos no portal de notícias Jornale e no jornal Gazeta do Povo.


Palavras-chave:  Campanha eleitoral, assessoria de imprensa, Jornale, Gazeta do Povo