XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT03.977-1


DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

O MARKETING CULTURAL COMO ESTRATÉGIA PARA CONSOLIDAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: APRESENTAÇÃO DO CASE “BRADESCO - ESPETÁCULO COMO MENSAGEM”

Júlia Munareto Leal (Universidade Federal de Santa Maria ); Flavi Ferreira Lisbôa Filho (Universidade Federal de Santa Maria )

Resumo

Propõe-se neste artigo uma pesquisa bibliográfica com apresentação de conceitos e definições sobre o tema do marketing cultural com vista à comunicação organizacional. Para contextualizar o apanhado teórico apresenta-se o caso do Banco Bradesco, que iniciou a partir de 1997, uma reestruturação geral de sua comunicação a fim de legitimar a adoção de um novo conceito, o de “banco completo”. São apresentadas algumas das estratégias de marketing cultural adotadas e a contribuição destas para consolidação do processo de reformulação deste conceito. Com base no case “Bradesco: Espetáculo como Mensagem” buscamos compreender como estes elementos foram levados ao conhecimento de clientes e não clientes, a fim de que se conseguisse consolidar um reposicionamento da empresa objeto de pesquisa frente ao público.


Palavras-chave:  Marketing Cultural, Comunicação Organizacional, Estratégia