XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.1020-1


DT: Publicidade e Propaganda

LOIRAS GELADAS, GRÁVIDAS QUENTES: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS FEMININAS NA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA CERVEJA NOVA SCHIN

Fábio Barbosa Dias (Universidade Norte do Paraná )

Resumo

A publicidade brasileira, desde seus registros mais longínquos, usa a imagem feminina para atingir diferentes públicos e propósitos. Em alguns segmentos de mercado, como o das cervejas, esse fato se repete de maneira mais contumaz, o que acaba gerando o que pode ser chamado de clichê visual. Este artigo estuda as representações femininas nas propagandas de cerveja para a mídia impressa, mais especificamente a campanha Grávidas da Nova Schin sem álcool, utilizando, entre outras ferramentas, os três eixos de produção de sentidos colocados por Harry Pross, buscando perceber seu poder discursivo. Além de Pross, as análises se apoiam também na teoria de autores como Norval Baitello Júnior.


Palavras-chave:  Comunicação, Propaganda, Mulher, Cerveja, Eixos de Produção de Sentido