XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.1069-1


DT: Publicidade e Propaganda

DIREÇÃO DE ARTE NA PROPAGANDA INSTITUCIONAL NA MÍDIA REGIONAL: ANÁLISE DE COMERCIAIS DE TELEVISÃO CATARINENSES

Roberta Del-vechio de Oliveira E Silva (Universidade Regional de Blumenau ); Rafael Jose Bona (Universidade Regional de Blumenau )

Resumo

No Brasil, a televisão ainda é o meio de comunicação de massa com maior audiência e com isso, as empresas investem muito em comerciais de televisão. Em Santa Catarina, o mercado está em fase de crescimento, propício para anunciantes e empresas que realizam comerciais televisivos. Para conhecer um pouco mais sobre a produção de comerciais, este trabalho se propõe a estudar os conceitos de direção de arte na propaganda institucional e a analisar comerciais de televisão institucionais do Estado de Santa Catarina para identificar esses conceitos. A análise foi realizada por meio de Joly (2008) no que diz respeito sobre análise visual. O estudo trata-se de uma pesquisa científica, que se classifica como exploratória, utilizando a observação, análise e a interpretação dos dados coletados.


Palavras-chave:  Direção de Arte, Propaganda, Comercial de Televisão, Mídia Regional