XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ04.1089-1


DT: Comunicação Audiovisual

TELEJORNALISMO E AGENDAMENTO TEMÁTICO: AS NOTÍCIAS DO JORNAL NACIONAL EM JULHO DE 2010

Isadora Ortiz de Camargo (Uniersidade Estadal de Ponta Grossa )

Resumo

 O artigo pretende mostrar como o noticiário do telejornal de maior audiência do país, o Jornal Nacional (da Rede Globo), elencou os temas em julho de 2010, através dispositivos metodológicos de pesquisa empírica: a análise de conteúdo de todas as notícias do período mencionado (cerca de 450). Através da hipótese do agendamento midiático, o estudo identifica por categorias quais os temas que possuíram maior visibilidade no horário nobre da televisão brasileira. Considerou-se também o tempo e o formato que elas ocupam na “telinha”, já que esses dois aspectos estruturais em telejornalismo auxiliam na verificação da frequência e importância das temáticas veiculadas. O mês de julho de 2010 é selecionado por ser um momento de eventos sazonais que acontecem no país, como a Copa do Mundo e o início oficial da campanha eleitoral 2010.


Palavras-chave:  agendamento temático, telejornalismo, Jornal Nacional