XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.1151-1


DT: Publicidade e Propaganda

INSIGHT: MITO?

Daniela Reis Pedroso da Silva (Centro Universitário Franciscano )

Resumo

Resumo

O conceito de insight está relacionado ao de criatividade, afinal o insight pode ser considerado resultado do desenvolvimento da criatividade. Este trabalho tem como proposta iniciar uma pesquisa bibliográfica (AMABILE, CSIKSZENTMIHALYI, OSTROWER, STERNBERG & LUBART) acerca do tema criatividade para contribuir ao esclarecimento da seguinte problemática: pode-se considerar o insight um mito? Atrelados ao problema, na referida pesquisa, surgem o objetivo geral – contextualizar o conceito de insight – e os objetivos específicos: verificar a possibilidade de identificá-lo e desenvolvê-lo; identificar se as ideias surgem como uma iluminação e ainda, analisar se o insight é apenas a solução de um problema. A busca pelo estado da arte se faz fundamental para o estudo aprofundado sobre o conceito de insight criativo.


Palavras-chave:  criatividade, insight, processo criativo