XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT01.1193-1


DT: Jornalismo

"PUBLICIDADE-CHOQUE": O USO DE IMAGENS FOTOJORNALÍSTICAS NA CAMPANHA UNITED COLORS OF BENETTON

Juliana de Oliveira Teixeira (Universidade Estadual de Londrina )

Resumo

Este artigo analisa a inserção de imagens fotojornalísticas provenientes de agências de notícias na campanha publicitária “United Colors of Benetton”, criada por Oliviero Toscani no final da década de 80. Para tanto, das sete imagens utilizadas nas peças, cinco foram destacadas por se enquadrarem como fotos-choque. Abordando o conceito de foto-choque e o efeito capaz de causar nos receptores, o artigo problematiza a presença dessas imagens na propaganda e os sentidos que conferem à marca. Em linhas gerais, nota-se que as fotografias das agências acirram a polêmica em torno da campanha “United Colors” por se comportarem como “registro” do real e por se respaldarem na objetividade jornalística. Conclui-se que as peças destacadas não só dividiram opiniões sobre a validade da propaganda, como ajudaram a consolidar o posicionamento “maniqueísta” e ousado da marca “United Colors of Benetton”.


Palavras-chave:  foto-choque, fotojornalismo, propaganda, United Colors of Benetton