XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.1206-1


DT: Publicidade e Propaganda

O PONTO-DE-VENDA E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES A SERVIÇO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA

Edgar Almeida (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

O artigo versa sobre as novas configurações que o ponto-de-venda (PDV) tem assumido em prol da comunicação mercadológica das empresas. Para o estudo adotou-se como recorte a “loja conceito”, um tipo específico de PDV. A falta de uma definição teórica consistente para o assunto, frente a sua relevância para as empresas contemporâneas, originou a necessidade deste estudo qualitativo que procurou por meio de pesquisas bibliográficas e análise de conteúdo identificar as peculiaridades de uma loja conceito enquanto ferramenta de comunicação. O trabalho identificou que o PDV (loja conceito) tem se tornado um eficiente meio de comunicação para as empresas na sociedade pós-moderna, que tem em seu núcleo um consumidor hedonista a procura de prazer e experiências reais que estimulem seus sentidos humano.


Palavras-chave:  Comunicação mercadológica, comunicação integrada de marketing, ponto-de-venda, loja-conceito