XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT08.1215-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

JORNAL O PESCADOR – INSTRUMENTO DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL, CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE SOCIAL DOS PESCADORES DA COLÔNIA Z 3

Jerusa de Oliveira Michel (Universidade Federal de Pelotas ); Margareth de Oliveira Michel (Universidade Católica de Pelotas )

Resumo

este artigo é parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no mestrado de Memória e Patrimônio da UFPEL. Seu objetivo é analisar a construção da memória e da identidade social na Colônia de Pescadores Z3, através do jornal comunitário O Pescador. O tema reveste-se de importância pelos reflexos na vida da comunidade e dos acadêmicos de Jornalismo. É um campo de investigação amplo que tem despertado interesse em muitas áreas das ciências sociais, permitindo aos jornalistas uma visão mais próxima da responsabilidade no exercício de suas atividades e da possibilidade de interação neste processo. Para tanto são feitas revisões teóricas das principais linhas de estudo da Representação Social, Construção da Memória, Identidade Social e Jornalismo Comunitário, ancoradas em autores como Castells (2000), Halbwachs (2006), Jodelet (2001), Moscovici (1978, 2004), Peruzzo (2002), entre outros.


Palavras-chave:  Identidade Social, Jornalismo Comunitário, Memória, O Pescador, Representação Social