XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ08.1250-2


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

JORNALISMO, PUBLICIDADE E POLÍTICA:ESPETÁCULO MIDIÁTICO

Felipe Bonow Soares (Universidade Católica de Pelotas )

Resumo

Este trabalho tem objetivo de refletir sobre a relação entre comunicação e política, pois os meios de comunicação de massa tem transformado a política em um espetáculo de sedução, no jornalismo e na publicidade (FERRÉS, 1998). Meios de comunicação e política estão diretamente envolvidos e mobilizam o público, encantam e despertam paixão. Os grandes conglomerados em que se tornaram as empresas de comunicação e a acirrada concorrência entre elas, contribuíram para a diluição das fronteiras entre jornalismo e publicidade. Marshall (2003) afirma que o processo de comunicação, no mundo pós-moderno, trata cada vez mais a informação como mercadoria. Como estudante de Jornalismo, interessado nas práticas profissionais e sua relação com a sociedade estou desenvolvendo um projeto inicial de pesquisa nesta área e esta é a reflexão exploratória que analisa o tema “Mídia e Política”.


Palavras-chave:  Jornalismo, Publicidade, Política, Espetáculo Midiático