XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.1260-1


DT: Comunicação Audiovisual

ICONOFAGIA CORPORATIVA: A PROPAGANDA INSTITUCIONAL AUDIOVISUAL NO SETOR ENERGÉTICO

Rakelly Calliari Schacht (Universidade Estadual de Londrina ); Emerson dos Santos Dias (Universidade Estadual de Londrina )

Resumo

O presente trabalho descreve e analisa o uso da imagem em produções audiovisuais de propaganda institucional. Optou-se pelo foco no setor energético brasileiro de onde foram selecionados produções recentes de 17 grandes empresas, sob a metodologia da análise de conteúdo e à luz das contribuições de teóricos como Vilém Flusser, Dietmar Kamper e Norval Baitello Junior. O recorte utiliza 20 vídeos, com a duração de um minuto cada, e leva à conclusão de que a recriação e transformação das imagens e seu uso simbólico são os principais vetores da prevalência das alegações cativantes e apelos de ordem emocional, em detrimento da apresentação de informações referenciais nas produções.


Palavras-chave:  propaganda audiovisual, vídeo institucional, comunicação, setor energético