XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:JO19.181-1


CATEGORIA: Produção em jornalismo interpretativo – Dossiê, Análise, Cronologia, Perfil, Enquête (avulso apresentado em qualquer suporte)

DEBATE CÓDIGO FLORESTAL

Rodolfo Moreira May (Universidade Positivo); Daniel Emmendoerfer de Castro (Universidade Positivo); Thomas Mayer Rieger (Universidade Positivo); Giorgia Gschwendtner (Universidade Positivo); Fernando Favero (Universidade Positivo)

Resumo

O meio ambiente entrou para o rol de assuntos importantes dos países há pouco tempo: o protocolo de Kyoto, por exemplo, entrou em vigor apenas em 2005. Desde então, termos como "aquecimento global" e "instabilidade climática" surgem com frequência nos meios noticiosos. Em 2011, iniciou-se a discussão acerca da reforma do Código Florestal – criado em 1965. No ano passado se formalizou a proposta de reformulá-lo, trazendo novas determinações legais a respeito da área verde do Brasil. Essa possibilidade vem suscitando muita discussão – tanto no âmbito legal quanto jornalístico. Levando em consideração o debate virtual, o presente projeto desenvolveu um debate real: um programa televisivo com dois debatedores diretamente ligados ao assunto, cuja intenção é permitir interpretação e reflexão sobre o tema ao público em geral.


Palavras-chave:  código florestal, debate, interpretativo, meio ambiente