XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:PP05.1206-1


CATEGORIA: Jingle (avulso)

VOTO RESPONSÁVEL

Edézio Domingos dos Santos (Centro Universitário Leonardo da Vinci); James Marciel Doring (Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi); Stéffani Gomes Peres (Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi); Deivi Eduardo Oliari (Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi)

Resumo

Este trabalho tem como temática o jingle produzido para uma campanha institucional com o objetivo de sensibilizar o eleitor a votar de forma consciente. Trata da relevância do jingle como elemento de comunicação política e apresenta como objeto de estudo uma peça produzida com conteúdo poético e abordagem emocional. A produção procura induzir o seu público-alvo a uma reflexão para a valorização do voto. Para tanto, fez-se um breve levantamento bibliográfico sobre a utilização dos jingles em campanhas político e utilizou-se ainda como métodos e técnicas de produção da peça o laboratório de rádio da instituição de ensino com o apoio de softwares de edição de áudio. O resultado reforça a necessidade de unir teoria e prática para a produção de peças publicitárias e cujos efeitos são a fixação da mensagem junto a seu público-alvo.


Palavras-chave:  Campanha Política, eleitor, Jingle, responsabilidade, Voto Consciente