XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:PE11.1739-1


CATEGORIA: Charge / caricatura / ilustração (avulso)

REPRODUÇÃO DA PUBLICIDADE DA COCA-COLA DO ANO DE 1904 EM PIROGRAVURA

José Henrique Gonçalves Bueno (Universidade Estadual Centro-Oeste)

Resumo

A pirografia (do grego piro=fogo e grafia=escrita) é uma manifestação artística milenar. No período paleolítico (600 mil a 10 mil a. C.), com o surgimento dos primeiros instrumentos rudimentares e da utilização do fogo, o homem possivelmente já a praticava na tentativa de representar seu cotidiano4. A peça "Coca-Cola Releitura" foi desenvolvida a partir dos estudos realizados na matéria de Comunicação Contemporânea Aplicada no curso de Publicidade e Propaganda a fim de demonstrar como uma logomarca desenhada e que tenha um significado de ícone pode transcender ao longo dos anos, bem como ser reconhecida em diferentes mídias. No trabalho apresentado realizou-se a releitura de um anúncio de jornal onde o primeiro anúncio de fixação de marca pela logo, a marca escolhida foi a Coca-Cola com um anúncio de 1904, criando assim uma releitura em pirografia sobre MDF.


Palavras-chave:  Coca-Cola, pirografia, ícone, logomarca, ilustração