XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.9-1


IJ: Publicidade e Propaganda

MARKETING DE GUERRILHA: UMA ANÁLISE SEMIOLÓGICA

Vinicius de Mello Ferreira (Ipa Metodista)

Resumo

O marketing de guerrilha é uma ferramenta da Publicidade e Propaganda que conta com ações diferenciadas para atingir o segmento alvo, com menos investimento de tempo e dinheiro. No entanto, uma ação de guerrilha tem que levar em conta o contexto onde será inserida e o compromisso social que tem. Entender este contexto e compreender o processo de construção e comunicação torna-se essencial para o desenvolvimento das ações de guerrilha que são capazes de produzir sentido nos receptores. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a ação de guerrilha feita pela empresa Procter & Gamble, no lançamento da campanha Avião do Faustão, em 2010, buscando compreender o papel da comunicação social nesta ação e aspectos éticos.


Palavras-chave:  Marketing de Guerrilha, Cultura, Estereótipo, Ética, Comunicação Social