IJ: Interfaces Comunicacionais INTERFACES DA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: UMA PESQUISA DE OPINIÃO COM CONSUMIDORES DE JOGOS ELETRÔNICOS SOBRE A INFLUÊNCIA DO ADVERGAMING Gabriel Yuri Sterz (Universidade Regional de Blumenau); Rafael Jose Bona (Universidade Regional de Blumenau)
ResumoO objetivo deste estudo é analisar o uso do advergaming como ferramenta de comunicação, afim de descobrir quais suas principais vantagens e descobrir de que forma ela afeta seus consumidores. O advergaming, também conhecido como advergame, são as propagandas inseridas em jogos eletrônicos. Utilizou-se de pesquisa exploratória bibliográfica afim de adquirir um conhecimento aprofundado do tema e em seguida foi aplicada uma pesquisa descritiva quantitativa em forma de questionário com o intuito de coletar dados para análise. Os resultados mostraram que as propagandas inseridas dentro de games são altamente percebidas pelos jogadores e a maioria dos entrevistados mencionaram que não se sentem incomodados pela presença da mesma. Palavras-chave: Advergaming, Jogos Eletrônicos, Comunicação, Publicidade e Propaganda |