XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ06.17-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

SUSTENTABILIDADE S/A: UMA REFLEXÃO SOBRE JORNALISMO E CONDUTA SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS.

Maurício Donavan Rodrigues Paniza (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

As questões socioambientais se tornaram preocupação global. O assunto é tão relevante, que jornais do mundo inteiro lhe dedicam cadernos específicos. A discussão em torno dessa temática implica falar da atuação das empresas, cujo impacto na sociedade e no meio ambiente ocorre muitas vezes de forma negativa. Nesse contexto cabe refletir sobre como o Jornalismo lida com essas questões. O presente artigo objetiva realizar uma reflexão a respeito da importância da cobertura jornalística sobre a conduta socioambiental das empresas. Aqui se pretende discutir o conceito de empresa sustentável oriundo da área de Administração, bem como a importância crítica do Jornalismo ao tratar da questão, especialmente no campo do Jornalismo Ambiental.


Palavras-chave:  jornalismo, empresas, meio ambiente, sustentabilidade, conscientização