XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.47-1


IJ: Publicidade e Propaganda

E O OSCAR DE MELHOR ATRIZ COADJUVANTE VAI PARA... A PUBLICIDADE E PROPAGANDA? UM ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DAS VENCEDORAS DO PRÊMIO NO OSCAR DE 2001 A 2011

Nadine Gaido Bastos Bonazza (Universidade do Vale do Itajaí); Rafael Jose Bona (Universidade Regional de Blumenau/Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

Todos os anos o prêmio Oscar, outorgado pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood, premia pessoas ligadas à área do cinema. A pesquisa apresentada parte do pressuposto de Ewald Filho (2003) no que diz respeito às indicações na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em que as indicações geralmente são baseadas nas campanhas publicitárias, haja vista que muitas atrizes principais foram indicadas nessa categoria por haver mais chances de saírem vitoriosas. A partir disso partiu-se para uma análise das características das personagens vencedoras nos anos de 2001 a 2011. Se trata de uma pesquisa exploratória documental. O resultado revela que nos últimos anos, a categoria estudada não possuiu influência das campanhas publicitárias, premiando de forma justa as atrizes coadjuvantes dos filmes analisados.


Palavras-chave:  Oscar, Publicidade e Propaganda, Personagens, Atriz Coadjuvante