IJ: Interfaces Comunicacionais HOMOSSEXUALIDADE E COMUNICAÇÃO: O POSICIONAMENTO DOS ACADÊMICOS EM RELAÇÃO AO POLÊMICO BEIJO GAY NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Thiago Hunger de França (Universidade do Vale do Itajaí); Rafael Jose Bona (Universidade Regional de Blumenau/Universidade do Vale do Itajaí)
ResumoA homossexualidade exposta nos meios de comunicação ainda gera bastante discussão e polêmica. Porém, a temática homossexual é cada vez mais frequente e explorada em letras de músicas, roteiros de seriados de TV, telenovelas, documentários, moda e cinema. Este artigo tem como objetivo identificar o posicionamento de acadêmicos de Comunicação Social em relação ao beijo gay nos meios de comunicação e analisar a forma como o homossexual é inserido nesses meios. Para a coleta de dados, foi elaborado um questionário e respondido por acadêmicos matriculados nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) em Itajaí/SC durante o segundo semestre de 2011. Com os resultados foi possível verificar que há uma aceitação do gay nos meios de comunicação. Espera-se que a partir desse estudo possam ser suscitadas outras pesquisas na área. Palavras-chave: Beijo Gay, Comunicação Social, Homossexualidade |