XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ06.127-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

PROFESSORES QUE ENSINAM LÍNGUA PORTUGUESA E PROFESSORES DE OUTRAS DISCIPLINAS: UM ESTUDO DOS USOS PRONOMINAIS

Aline Martins (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Apresentamos nesse estudo uma análise dos processos comunicativos de dois grupos de sujeitos. O primeiro grupo é formado por professores de Língua Portuguesa e o segundo grupo, formado por professores que ministram outras disciplinas. O principal objetivo é verificar em que os dois grupos se diferenciam quanto aos usos pronominais. Acredita-se que o professor de português por ter uma formação específica e ensinar explicitamente a língua, mantenha um padrão de uso pronominal mais conservador, enquanto, o grupo de professores que não ministra aulas de português, apresentem um comportamento mais próximo do novo paradigma pronominal em formação. Os resultados do nosso estudo mostram uma tendência de uso dos pronomes você e a gente em ambos os grupos. 


Palavras-chave:  língua, professores, português, outras disciplinas