XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.132-1


IJ: Publicidade e Propaganda

ONDE ESTAMOS? ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DE MERCADO NAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE DA CIDADE DO PORTO/POR E IJUÍ/BR

Naiara Back de Moraes (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar a análise de quatro agências de Publicidade e Propaganda, sendo duas na cidade do Porto em Portugal e outras em Ijuí no Brasil. Esta pesquisa focou-se na forma como as agências estudadas estão estruturadas, suas características nos serviços prestados aos clientes, como também a composição e a evolução do mercado onde estão inseridas. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado uma entrevista em profundidade com um responsável de cada agência analisada para relacionar com a bibliografia consultada, que apresentou resultados semelhantes. Nesse sentido, pode-se considerar que as agências de Publicidade e Propaganda, independente do país onde atuam e dos serviços que oferecem, buscam de forma rápida adaptar-se ao mercado para cada vez melhor atender seus clientes.


Palavras-chave: Publicidade e Propaganda em Portugal e no Brasil, Agências, mídias tradicionais e alternativas