XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.136-1


IJ: Publicidade e Propaganda

IMAGENS EM ANÚNCIOS PREMIADOS – UMA ANÁLISE A PARTIR DE BARTHES

Annelena Silva da Luz (Universidade Federal de Santa Maria); Filipe Ayoub (Universidade Federal de Santa Maria); Juliana Petermann (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Este trabalho possui o objetivo principal de verificar as potencialidades de uma determinada metodologia de análise de imagem: neste caso, a metodologia a ser aplicada é a proposta por Roland Barthes (1990). Temos ainda um objetivo específico: utilizar a metodologia proposta na análise da constituição de imagens em anúncios premiados. Isto porque entendemos que os anúncios premiados apresentam-se como ideais tanto em suas estruturas verbais quanto nas visuais. Assim, constituem nosso corpus quatro anúncios impressos inclusos nos anuários do Clube da Criação de São Paulo. A metodologia de análise mostrou-se bastante frutífera e muitos aspectos estratégicos de construção da mensagem foram revelados.


Palavras-chave:  Anúncios premiados;, análise semiológica;, imagens