XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.162-1


IJ: Publicidade e Propaganda

ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA MARCA RAY-BAN COMO UMA LOVEMARK

Maxmillian Gomes Schreiner (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Bárbara Macena Gregory (Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Resumo

Neste artigo veremos alguns conceitos de Lovemark, um fenômeno relacional e emocional entre uma marca e o consumidor. Será analisado de que maneira a marca de óculos Ray-ban se tornou uma Lovemark após um histórico de vendas pulsante no mercado mundial e como se tornou uma das marcas mais vendidas e famosas da atualidade. Para alcançar tal “título”, a empresa passou por algumas transformações e estratégias marcantes que serão aprofundadas no texto. Iremos exemplificar como foi feita a criação e reconhecimento da marca, as dificuldades de demanda em determinado período, ações de mídia publicitárias inovadoras (slogan, marketing de guerrilha, virais, campanhas) e uso de técnicas de marketing na renovação da marca, no relacionamento com o cliente resultando no fenômeno da Ray-ban como uma Lovemark.


Palavras-chave:  Ray-ban, Lovemark, Marketing, Mídias alternativas, Consumidor