IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania O CONTRATO DE LEITURA DO JORNAL FOLHA DO BAIRRO Cássio Dal ' Ponte (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Mariangela Alves Stroniolo Torrescasana (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Ilka Goldschmidt (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)
ResumoO presente artigo se propõe a refletir sobre o contrato de leitura proposto pelo Jornal Folha do Bairro, localizado no bairro Efapi em Chapecó – SC. Através da análise do discurso presente e ausente nas páginas do jornal, esse estudo busca conhecer como se estabelecem os laços de pertencimento, de identificação, de pluralidade, entre uma mídia de bairro e a sua comunidade.
As entrelinhas da realidade jornalística do Brasil revelam ordens de direções totalmente contrárias, elencadas dentro dos pressupostos de apuração, seleção do público, conteúdo veiculado e recheio financeiro do jornal. Essas linhas que correm com uma frequência totalmente diferente uma da outra, se cruzam algumas vezes, mas sem perder o foco principal.
Palavras-chave: Jornalismo de bairro, Analise de Discurso, Comunidade |