XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.191-1


IJ: Publicidade e Propaganda

A PERCEPÇÃO DO JOVEM BLUMENAUENSE QUANTO AO MERCHANDISING EM VIDEOCLIPES

Nathália Cristine Jacomossi (Universidade Regional de Blumenau); Rafael Jose Bona (Universidade Regional de Blumenau/Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar como os jovens reagem ao ver uma marca dentro de um videoclipe; se tais inserções são realmente percebidas e; se o merchandising em um vídeo de curta metragem, com tanta informação, possui alguma influência sobre esse público. Para este estudo, foram selecionados jovens da cidade de Blumenau/SC entre 22 e 26 anos, com ensino superior completo, os quais participaram de uma pesquisa qualitativa que teve como intuito analisar a sua percepção, aceitação e influência de compra relativamente ao merchandising realizado em videoclipes. Foram analisados dois videoclipes na pesquisa: I wanna go e Give me everything, ambos do gênero POP e com marcas voltadas para esse público. Após a discussão de grupo realizada, foi possível perceber que o público jovem tem grande aceitação por tais inserções.


Palavras-chave:  Merchandising, Videoclipes, Publicidade e Propaganda