XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.217-1


IJ: Publicidade e Propaganda

BRAHMA: A CERVEJA QUE DESCE REDONDO?

Sergio Marilson Kulak (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Samuel Kruk (Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Resumo

O presente artigo analisa a estratégia da Ambev, que ao lançar a cerveja Brahma no Peru em 2009, adotou a estratégia da Skol no Brasil, com o famoso mote “A cerveja que desce redondo” para o filme Terremoto. Para tanto, foram levantadas as estratégias de vendas da Brahma e a relação que mantém com a Skol no Brasil, uma vez que ambas pertencem ao portfólio da AMBEV, abordou-se ainda a questão plágio/referência e até que ponto uma estratégia pode ser pertinente desassociada a sua marca de origem, além da manifestação dos consumidores brasileiros que tiveram acesso a campanha peruana através da internet.


Palavras-chave:  Publicidade, Cerveja, Propaganda Televisiva, Brahma, Skol