IJ: Publicidade e Propaganda
TATUAGEM E COMUNICAÇÃO -
O CORPO COMO MEIO E A TATUAGEM COMO MENSAGEM.
Camilla Jade Martins (Universidade do Vale do Itajaí)
ResumoEste estudo tem como objetivo propor a discussão sobre o corpo como meio e a tatuagem como mensagem do sujeito pós-moderno a partir da comparação entre as opiniões de estudantes e profissionais de comunicação tatuados e não tatuados. O método de pesquisa adotado caracteriza-se como bibliográfico e qualitativo feito por meio de entrevistas em profundidade com perguntas partindo de um roteiro semiaberto. Foram entrevistadas doze pessoas entre estas estudantes ou profissionais de diferentes áreas da comunicação adeptos e não adeptos da tatuagem, em diferentes cidades do Vale do Itajaí. O resultado confirma o uso da tatuagem como meio de comunicação entre os estudantes e profissionais entrevistados e aponta diferentes mensagens que podem se originar desta manifestação corporal. Palavras-chave: Comportamento, pós-moderno, Comportamento, Tatuagem, Sujeito pós-moderno |