IJ: Interfaces Comunicacionais AS MÍDIAS E AS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Patricia Laura Kuhn (Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS); Bruna Aparecida Dal Piaz Danelli (Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS); Vera Lucia Spacil Raddatz (Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS)
ResumoEste artigo discute a questão das mídias e das tecnologias de informação e comunicação na sua interface com a educação. Fundamenta-se na teoria de educomunicação e discute a temática baseado nos resultados da pesquisa do Projeto Mídia, Tecnologias e Educação: modos de aprender e ensinar, desenvolvido pelo Curso de Comunicação Social da Unijuí. Parte-se do princípio de que as tecnologias permeiam as práticas da vida contemporânea e modificam modos de aprender e ensinar. As crianças e os adolescentes, incorporados à era digital, revelam seus comportamentos, preferências e usos das TICs no processo formal e informal de aprendizagem, indicando que se faz necessário preencher uma lacuna nesse processo. Ao mesmo tempo em que são nativos digitais, não dominam as tecnologias para produzir conhecimento. Palavras-chave: Comunicação, Educação, Mídias, Tecnologias |