XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ07.292-1


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

IDENTIDADE QUILOMBOLA E RECONHECIMENTO ÉTNICO: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL DOS ESTUDOS CULTURAIS EM COMUNICAÇÃO

Aline Cristine Santana (Universidade Federal do Pampa); Cristóvão Domingos de Almeida (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

O presente artigo pretende fazer uma abordagem conceitual dos pareceres constitutivos dos estudos culturais em comunicação, que envolvam a questão da representatividade quilombola como elemento de identidade cultural. A abordagem traz, em parâmetros iniciais de pesquisa, uma fundamentação do conceito de identidade e qual a significação deste estudo no âmbito da comunicação. Para isso, elencou-se os conceitos pós-modernos, a entender em Hall, Cuche e Bauman, a definição mais usual de identidade; e em Ortiz e Gohn, uma aproximação destes conceitos com a realidade brasileira especificada pela apropriação do espaço e do reconhecimento cultural dos Quilombos.


Palavras-chave:  Comunicação, Identidade étnica, Identidade Cultural