XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.356-1


IJ: Publicidade e Propaganda

PANORAMA SOBRE O INÍCIO DA PUBLICIDADE EM CHAPECÓ

Roberta Knapik Brum (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

Resumo

A publicidade e propaganda fazem parte do cotidiano de toda sociedade, como também impulsiona o desenvolvimento, sendo esse o caso de Chapecó, cidade do oeste de Santa Catarina. Chapecó hoje é pólo agroindustrial do sul do Brasil e centro econômico, político e cultural do oeste do Estado. A publicidade foi um dos fatores que influenciaram a cidade a atingir esse nível. O começo da publicidade em Chapecó se deu de forma tardia comparado ao resto do Brasil. No início da década de 1980, data do começo do setor na cidade, Chapecó estava em estava em processo de urbanização e em franco desenvolvimento graças às empresas da agroindústria que moviam a economia da cidade. Foi nesse cenário que surgiram as primeiras agências, primeiros profissionais, primeiros cases e as primeiras dificuldades da publicidade em Chapecó.


Palavras-chave:  Chapecó, Propaganda, Publicidade, Surgimento