XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.381-1


IJ: Publicidade e Propaganda

CONTOS INFANTIS NA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE INTERTEXTUAL DA CAMPANHA DO GREENPEACE

Bruna Avena Camilotto (Universidade do Vale do Itajai)

Resumo

Este artigo visa analisar uma campanha publicitária do Greenpeace, veiculada em 2002. Teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, cujo objetivo geral é investigar a relação de intertextualidade presente nos anúncios, e específicos a identificação dos fatores que caracterizam o intertexto nas peças e sentido conotativo veiculado nas mesmas. Constatou-se que a campanha lançou mão da intertextualidade presente nas peças, esperando adesão à nobre causa de preservação ambiental. Percebeu-se, que utilizar histórias infantis é uma estratégia que colabora no envolvimento do leitor, fazendo com que ele se sinta atraído por algo familiar, podendo se aproximar dele e convencê-lo a mudar de atitude. Ressaltou-se a importância dos recursos linguísticos e de imagem para o êxito dos anúncios. Pôde-se observar como se estabelece a relação de linguagens verbal e visual, na construção de sentidos.


Palavras-chave:  Greenpeace, Intertextualidade, Literatura infantil, Publicidade