IJ: Publicidade e Propaganda CONTOS INFANTIS NA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE INTERTEXTUAL DA CAMPANHA DO GREENPEACE
Bruna Avena Camilotto (Universidade do Vale do Itajai)
ResumoEste artigo visa analisar uma campanha publicitária do Greenpeace, veiculada em 2002. Teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, cujo objetivo geral é investigar a relação de intertextualidade presente nos anúncios, e específicos a identificação dos fatores que caracterizam o intertexto nas peças e sentido conotativo veiculado nas mesmas. Constatou-se que a campanha lançou mão da intertextualidade presente nas peças, esperando adesão à nobre causa de preservação ambiental. Percebeu-se, que utilizar histórias infantis é uma estratégia que colabora no envolvimento do leitor, fazendo com que ele se sinta atraído por algo familiar, podendo se aproximar dele e convencê-lo a mudar de atitude. Ressaltou-se a importância dos recursos linguísticos e de imagem para o êxito dos anúncios. Pôde-se observar como se estabelece a relação de linguagens verbal e visual, na construção de sentidos. Palavras-chave: Greenpeace, Intertextualidade, Literatura infantil, Publicidade |