XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ04.397-1


IJ: Comunicação Audiovisual

OS PROCESSOS MAQUÍNICOS DA IMAGEM E A RELAÇÃO FENOMENOLÓGICA - DE CÉZANNE À GODARD

Guilherme Gonçalves da Luz (Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as possíveis relações existentes entre algumas proposições identificadas com a fenomenologia e oriundas do período moderno da arte, especificamente no pintor pós-impressionista Paul Cézanne, e a estética videográfica contemporânea, a exemplo das imagens advindas de imperfeições técnicas utilizadas por cineastas dos anos 1970, como por exemplo, Godard . A metodologia utilizada a partir do recorte estabelecido será a comparativa entre a teoria do olhar variável em Cézanne (AUMONT, 2004), a observação dos conceitos fenomenológicos de Jean-François Lyotard (2008) e as imagens de estética videográfica presentes no cinema. Para tanto é preciso compreender a relação dialógica existente entre a pintura do século XIX e a estética videográfica contemporânea (DUBOIS, 2004).


Palavras-chave:  cinema, Fenomenologia, pintura, vídeo