XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ08.419-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A INFLUÊNCIA DAS ARTES NO VIDEOCLIPE VOGUE (1990) DA CANTORA MADONNA

Bruna Fernandes Barros (Universidade do Vale do Itajaí); Rafael Jose Bona (Universidade Regional de Blumenau/Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

O presente trabalho se trata de fragmentos de uma pesquisa que discorre sobre a influência das artes em videoclipes da cantora Madonna nas últimas três décadas. Para este artigo foi selecionado o videoclipe Vogue (1990) no qual se analisou as mensagens plásticas, icônicas e linguísticas presentes no vídeo por meio da metodologia de análise de Joly (2005). Madonna é considerada por muitas teóricas como ícone da imagem pós-feminista pelo fato de utilizar vários artifícios ligados à imagem da mulher e às artes como forma de propagação. A imagem da mulher na música teve grande mudança desde que Madonna começou a se lançar publicamente. Os resultados mostram que Vogue é um videoclipe totalmente influenciado pelas artes que vão desde figurinos de artistas de cinema à pinturas artísticas famosas.


Palavras-chave:  Videoclipe, Vogue, Madonna, Artes