XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ05.432-1


IJ: Comunicação Multimídia

O TWITTER AUMENTA OU DIMINUI O CAPITAL SOCIAL?

Everton Martins da Silva (Universidade Federal do Pampa); César Beras (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

Buscamos com esse artigo demonstrar o trabalho realizado em monografia que foi o de estabelecer a relação entre a participação no Twitter e o efeito no desenvolvimento do Capital Social. Também encontrar as perspectivas de mudança nas relações interpessoais a partir do desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação. E de que forma essas novas ferramentas de comunicação alteraram e estão transformando as diversas condições da sociabilidade entre indivíduos e a afinidade destas com o ganho ou não de Capital Social. O principal objetivo da monografia era responder a questão problema de que "A participação no Twitter aumenta o capital social?". Para dar conta desta formulamos a seguinte hipótese de que "A participação dos indivíduos no Twitter não colabora para o aumento de seu capital social". 


Palavras-chave:  Sociedade em Rede, Capital Social, Tics, Mídias Sociais, Twitter