XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.455-1


IJ: Publicidade e Propaganda

CRIANDO SONHOS: A PUBLICIDADE INFANTIL COMO ESPELHO PARA O CONSUMO

Sibelle Gavião Lopas (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

O presente artigo trata da publicidade como influenciadora na geração de consumo por parte das crianças, apresentando de maneira geral, como estas reagem ao serem expostas a determinados anúncios. Crianças e mães, alvo dos questionários aplicados, puderam julgar se consideram as cores utilizadas nos anúncios pertinentes, como as interpretam, quais são os fatores influentes na decisão de compra dos produtos anunciados, dentre outros elementos que podem vir a ser bastante relevantes para que possamos compreender, como publicitários, o que, de fato, chama a atenção e pode vir a gerar resultados para o mercado. Como embasamento teórico, realizou-se uma explanação sobre como a sociedade influencia no consumo utilizando, como aporte, Néstor García Canclini, Eliane Karsaklian, Nícolas Montigneaux, dentre outros.


Palavras-chave:  Publicidade infantil, Consumo, Motivação, Persuasão, Sociedade