XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ03.471-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COMANDO DA 3ª DIVISÃO DE EXÉRCITO – SANTA MARIA/RS A PARTIR DE ESTUDOS SOBRE A TEORIA GERAL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS DE JAMES E. GRUNIG

Jamylle de Assunção Lima (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O presente trabalho desenvolve uma descrição analítica da Comunicação Social no Comando da 3ª Divisão de Exército Brasileira (3ªDE). Para tanto, apresenta-se uma contextualização teórica a partir dos conceitos referentes às funções de relações públicas, de James E. Grunig (2009). Após isso, organiza-se uma apresentação da organização estudada e discorre-se, assim, sobre as formas de comunicação utilizadas pela 3ª DE. Por fim, analisa-se de maneira opinativa o tema estudado. A importância desse estudo se dá, enfim, devido à tentativa de desvendar as questões referentes à comunicação desta Força que, em geral, é considerada de difícil acesso ao público externo.


Palavras-chave:  exército, comunicação interna, teorias das relações públicas