IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COMANDO DA 3ª DIVISÃO DE EXÉRCITO – SANTA MARIA/RS A PARTIR DE ESTUDOS SOBRE A TEORIA GERAL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS DE JAMES E. GRUNIG Jamylle de Assunção Lima (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoO presente trabalho desenvolve uma descrição analítica da Comunicação Social no Comando da 3ª Divisão de Exército Brasileira (3ªDE). Para tanto, apresenta-se uma contextualização teórica a partir dos conceitos referentes às funções de relações públicas, de James E. Grunig (2009). Após isso, organiza-se uma apresentação da organização estudada e discorre-se, assim, sobre as formas de comunicação utilizadas pela 3ª DE. Por fim, analisa-se de maneira opinativa o tema estudado. A importância desse estudo se dá, enfim, devido à tentativa de desvendar as questões referentes à comunicação desta Força que, em geral, é considerada de difícil acesso ao público externo. Palavras-chave: exército, comunicação interna, teorias das relações públicas |