IJ: Interfaces Comunicacionais INTERFACES ENTRE MÍDIA (TELEVISIVA) E EDUCAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR Marcos Júnior Junges Panciera (Universidade Federal de Santa Maria); Flavi Ferreira Lisboa Filho (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoA educação básica brasileira por sua precariedade tem deixado espaços vazios no ensino da crítica. Os quais são comumente preenchidos pela mídia, via de regra a televisiva – que também possui caráter instrutivo, embora muito de seus valores transmitidos sejam questionáveis. Assim, a não aprendizagem através de um método que proporcione a formação de opinião faz com que a interpretação das mensagens transmitidas pela mídia seja vaga, ocultando e até mascarando a real intenção do emissor/produtor dos sentidos. Conclui-se que o ensino escolar obrigatório deve preparar os alunos para a vida em sociedade, incluindo de tal modo o letramento para os conteúdos dos meios de comunicação através da apropriação de algo que poderíamos chamar de gramática midiática. Palavras-chave: Comunicação, Mídia, Televisão, Educação |