XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ06.543-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

INTERFACES ENTRE MÍDIA (TELEVISIVA) E EDUCAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR

Marcos Júnior Junges Panciera (Universidade Federal de Santa Maria); Flavi Ferreira Lisboa Filho (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

A educação básica brasileira por sua precariedade tem deixado espaços vazios no ensino da crítica. Os quais são comumente preenchidos pela mídia, via de regra a televisiva – que também possui caráter instrutivo, embora muito de seus valores transmitidos sejam questionáveis. Assim, a não aprendizagem através de um método que proporcione a formação de opinião faz com que a interpretação das mensagens transmitidas pela mídia seja vaga, ocultando e até mascarando a real intenção do emissor/produtor dos sentidos. Conclui-se que o ensino escolar obrigatório deve preparar os alunos para a vida em sociedade, incluindo de tal modo o letramento para os conteúdos dos meios de comunicação através da apropriação de algo que poderíamos chamar de gramática midiática.


Palavras-chave:  Comunicação, Mídia, Televisão, Educação