IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional O DISCURSO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO NOTICIOSA DA FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL Débora Flores Dalla Pozza (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoEste estudo analisa quais são os significados materializados no discurso de uma produção noticiosa da Fundação Itaú Social, instituição mantida pelo Banco Itaú, a fim de legitimar uma iniciativa de responsabilidade social empresarial (RSE). O trabalho fundamenta-se no entendimento de que práticas de RSE têm adquirido notoriedade e valor de mercado enquanto diferencial competitivo no contexto contemporâneo e que a comunicação organizacional é uma ferramenta eficiente de divulgação e legitimação de tais iniciativas. Trabalhando com os preceitos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, buscamos definir os efeitos de sentidos produzidos e problematizar as memórias discursivas sobre o conceito da responsabilidade social para que a análise discursiva considere o contexto que perpassa o release analisado. Palavras-chave: Comunicação organizacional, Responsabilidade social, Discurso, Itaú |