XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:DT02.553-1


IJ: Publicidade e Propaganda

O NOVO LUXO E A LOUIS VUITTON: COMO A MAIOR MARCA DO LUXO SE ADAPTA À TEORIA

Bianca Moura dos Reis Sittoni (Fundação Getulio Vargas - RS); Alan Lupatini (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo

O artigo investiga o comportamento da marca de luxo mais valiosa de mundo em 2011 em relação ao luxo. O Método de Revisão Bibliográfica revisita os conceitos de luxo, novo luxo e branding para analisar a presença online da Louis Vuitton – LV: seu site, o hotsite da campanha publicitária e seus perfis no Facebook, Twitter e Foursquare. O cruzamento dessas informações permitiu concluir que a presença da marca adaptou-se ao novo luxo sem perder aspectos gráfico-visuais do luxo tradicional. Embora a exclusividade do luxo pressusponha escolha restrita dos meios de comunicação, a LV optou por estar presente em diversos. Sua comunicação digital enaltece a marca e o status associado a ela, colocando-a a frente da concorrência no ambiente virtual. O conceito “luxo para todos” mostra-se real também nas mídias sociais.


Palavras-chave:  branding, comunicação digital, Louis Vuitton, luxo, mídias sociais